O uso de rochas ornamentais como o granito, o limestone e o próprio mármore, começou no período neolítico, principalmente em estátuas, túmulos e monumentos.

Apesar de ter sido utilizado primeiramente pelos egípcios, foi na civilização grega que o mármore conquistou parte da fama que tem hoje.

No início da Idade Média, ele conseguiu espaço também no interior de residências e nas obras e esculturas renascentistas do século XV. A partir daí, conquistou a Europa e o resto do mundo.

Antigamente, a pedra tinha destaque em banheiros e salas, aparecendo também em pisos e escadas, e o custo mais elevado e sensibilidade à umidade, dificultavam sua aplicação em ambientes externos e cozinhas.

Em projetos menores ou mais econômicos, o mármore pode ser usado como peça central da decoração. Dessa forma, além de assegurar o uso da peça como acabamento de luxo, o projeto ainda tem um alicerce principal para facilitar futuras combinações.

Em salas, o revestimento de lareiras e painéis com o mármore, deixa o ambiente muito elegante e imponente. Já em banheiros e cozinhas, o destaque pode aparecer em bancadas e pias, pois mesmo com móveis e revestimentos mais simples, o ambiente continua belo e em evidência.

O mármore é muito versátil, por isso pode ser aproveitado de diversas maneiras em toda a casa, e pode ser usado em paredes e móveis, garantindo um toque exclusivo.

Outra tendência, é aplicar o mármore em pequenas peças em formato hexagonal, criando uma geometria semelhante à de uma colmeia, deixando a estética ainda mais elegante e única.

É interessante também investir em mesas inteiramente de mármore, tanto as de jantar quanto as de centro e criados-mudos. As possibilidades são muitas, pois as peças podem ser redondas ou quadradas, grandes ou pequenas, e ainda ter o tampo em qualquer tipo de mármore.

Algumas peças de decoração também podem ser encontradas em mármore, como luminárias, bandejas, prateleiras, quadros e vasos para plantas. Mas o material também marca presença em relógios, caixinhas, pratos decorativos e em muitas outras opções.