Ser comprometido no trabalho, é muito mais do que cumprir sua carga horária e realizar as atividades que lhe foram incumbidas.

Assumir postura e atitudes favoráveis para o crescimento da empresa faz toda a diferença, pois trata-se de estar verdadeiramente envolvido, ser ativo e participativo com os projetos, propondo possibilidades de melhoria e aumento de resultados.

Comprometimento é o ato de realizar o que se propôs a fazer, e trata-se da congruência entre atitudes, comportamentos e palavras.

Na carreira, o comprometimento é determinante para conduzir o nível profissional desejado, pois profissionais comprometidos se destacam no mercado, e são requisitados pelas empresas, pois demonstram desempenho e resultados satisfatórios.

Alguns ítens para alcançar o comprometimento:

- Nas reuniões da empresa, mantenha-se focado do início ao fim, anote os pontos de discussão trazidos em pauta, e dê sugestões para possibilidades de melhoria.

- Preste suporte ao seu superior, se disponibilize para ajudar, seja treinando novos integrantes, desenvolvendo relatórios ou ajudando os colegas de equipe.

- Seja voluntário principalmente em empresas de grande porte, onde fóruns, congressos, eventos e palestras acontecem com maior frequência. Se prontifique a colaborar de alguma forma, e se envolva nos projetos da empresa.

- Seja consciente, pois uma excelente forma de mostrar comprometimento com a instituição, é tomando atitudes como economizar água ao lavar as mãos, utilizar copos descartáveis com moderação, desligar a luz ao sair de um ambiente, etc.

O importante é compreender que, quando sua conduta favorece o aumento de resultados da empresa, seu desenvolvimento profissional também é impactado positivamente. Ser comprometido no trabalho é ser comprometido com própria carreira.