Fazer o controle de custos de uma obra, é um verdadeiro desafio para quem trabalha na construção civil, porém, é sem dúvida, um dos principais elementos de uma gestão enxuta e inteligente.

É necessário que todos os envolvidos no projeto consigam manter uma comunicação direta e transparente, e é imprescindível seguir um planejamento detalhado referente a cada etapa da construção, seguindo o cronograma à risaca.

Quando o controle de custos é realizado com sucesso, as melhorias são visíveis, levando-se em conta a economia de recursos, e uma série de outros benefícios para todos os envolvidos, como a construtora, os colaboradores e os clientes.

Quando a obra é realizada seguindo o controle de custos, os resultados são:

– Entregas dentro do prazo estabelecido;

– Atendimento aos padrões de qualidade;

– Redução dos índices de desperdício;

– Aumento da produtividade;

– Melhor acompanhamento dos indicadores de performance

Não importa o tamanho da obra, nem o número de funcionários envolvidos no processo, pois quando a empresa contrada deseja resultados positivos, a gestão de custos é essencial em todos os estágios da construção, do início à entrega.

A importância de contar com profissionais especializados e matérias primas de qualidade será sempre necessário, tanto para estruturas básicas, quanto para serviços de acabamento.

Projetos de construção funcionam como uma engrenagem, pois para que tudo flua corretamente, é preciso contar com a conscientização de gestores, engenheiros e empresas contratadas para coordenar cada etapa da obra.

Existem, porém, alguns pontos importantes que não podem ser excluídos, para aqueles que buscam uma gestão inteligente de custos.

- Planejamento: Fazer um planejamento para tudo o que está previsto em uma obra, é o primeiro passo para um controle de custos bem feito. Avalie os recursos disponíveis, mantenha um cronograma atualizado, e coordene as ações de acordo com todas as normas e leis.

- Evite desperdícios: O controle de custos está diretamente relacionado à redução de desperdícios. Negocie com fornecedores, invista em sustentabilidade, conscientize funcionários sobre a economia de água e energia elétrica, e promova uma gestão inteligente de resíduos e entulhos.

- Mantenha o orçamento em dia: Um dos fatores que mais comprometem a rentabilidade das empresas, são os atrasos de execução. Mantenha o orçamento sempre atualizado, para evitar que seus ganhos sejam comprometidos.

- Faça uma gestão de estoque eficiente: Faça a descrição completa de produtos e materiais que serão utilizados, monitore dados de entrada e saída, mantenha um controle de qualidade dos itens armazenados, trabalhe no inventário e deixe o local sempre limpo e organizado.

Você pode fazer o controle de custos da sua obra, adotando as planilhas impressas, ou até os softwares de gerenciamento especializado, cada qual com suas peculiaridades.

Preparados para centralizar e processar informações automaticamente, eles podem ser alimentados e acessados por smartphones e tablets, garantindo assim, toda a mobilidade para os profissionais que estão diretamente envolvidos no processo.