As cubas para pia de banheiro ou cozinha, costumam ser escolhidas durante o processo de reforma ou construção, e podem fazer toda a diferença no visual do espaço, podendo ser o destaque do ambiente ou da bancada.
 
As cubas para lavabo são extremamente importantes na hora de definir a linha da decoração desse ambiente, e são encontradas em diferentes formatos, cores, tamanhos e materiais.
 
A pia de lavabo, é um item muito marcante e pode deixá-lo mais funcional e bonito, no entanto, antes é necessário avaliar alguns pontos como os materiais disponíveis e ideias para o ambiente do lavabo, bem como as dimensões do ambiente, e o investimento da peça.
 
As pias de mármore ou de granito, são ótimas alternativas para ambientes que tenham uma atmosfera mais clássica ou moderna, e vai depender bastante do acabamento e do mármore escolhido. 
 
Existem diversos modelos de pias para banheiro, e um deles é a cuba de apoio, que não fica embutida no móvel, e proporciona um efeito visual de como se estivesse realmente apenas apoiada no móvel. 
 
A altura final deste tipo de pia, deve girar em torno de 90cm do chão, e nesses casos, geralmente os móveis devem ser um pouco mais baixos do que o comum. 
 
As cubas de apoio, podem ser redondas, quadradas ou retangulares, e é importante, que você escolha uma cuba que combine com o restante do projeto, e da decoração do seu ambiente. 
 
Se você está em busca de uma pia de banheiro contemporânea e diferenciada, as pias esculpidas podem ser uma opção interessante, e podem ser feitas tanto com porcelanato, quanto com mármores e granitos. O efeito visual fica incrível! 
 
A escolha do material adequado é um ponto muito importante para garantir durabilidade e praticidade para o dia a dia.