Conforme o final do ano vem chegando, muitos já começam a preparar as resoluções para o ano novo, e listar aquelas práticas antigas que podem ser substituídas por outras. Não é a toa, que o começo do ano é sempre um bom momento de transformação, afinal, a energia de renovação é predominante.
 
Naturalmente, é um ótimo momento para mudar os ares do lar, talvez remanejando o mobiliário, trocando algumas peças, renovando a pintura, as bancadas, e assim por diante.
 
Porém, antes de começar, preste muita atenção em algumas tendências reveladas por arquitetos e decoradores para o design de interiores do próximo ano. Assim, a sua casa ficará na moda.
 
Peças antigas
 
Enquanto a iluminação é mais moderna, peças antigas serão incorporadas ao mobiliário. Uma boa oportunidade para reformar aqueles móveis que estão encostados no depósito, que um dia saíram de moda. Como sabemos, as tendências da decoração vão e voltam, e por isso não é recomendado desfazer-se de mobiliário valiosos. 
 
Neutralidade
 
Atualmente, a busca pela paz interior e equilíbrio emocional, é um tópico que domina diversas áreas, desde o esporte, alimentação e até a decoração da casa. Por isso que os tons neutros e claros vêm com tudo no desenho de interiores em 2018. O objetivo é criar ambientes mais tranquilos e propícios para relaxar após dias estressantes, e neste caso não há nada melhor do que um lugar que ofereça descanso visual.
 
Texturas e relevos
 
Para os tecidos, as pedras e o gesso, as superfícies texturizadas ganharão mais presença. Os relevos são tão interessantes para o tato, quanto para a visão. Além disso, criam uma sensação aconchegante, que pode dar mais modernidade para o ambiente.
 
Iluminação
 
Elementos mais modernos tomarão conta da iluminação do lar. Principalmente as lâmpadas de neon, em suas mais variadas formas. Neste quesito, o mais interessante é usar a criatividade, e buscar por uma solução única e original que não seja possível de encontrar em todos os cantos. Portanto, uma peça de design ou elementos DIY são uma ótima pedida.
 
Vegetação
 
As plantas estão em alta na composição da decoração dos lares para 2018. Então, traga a vegetação para dentro de casa, e crie uma atmosfera vibrante. Todas as opções são válidas, seja em vasos ou jardins verticais, o que importa é incorporar esta ideia. 
 
Rosa antigo
 
Voltando à questão das cores, para dar mais vida ao tons sóbrios e claros, o rosa antigo ganhará espaço. Também conhecido como millenial pink, este tom pastel já domina vários cenários ao redor do mundo, desde residências até espaços comerciais. Se não quiser utiliza-lo somente na pintura das paredes, pode leva-lo nas bancadas da cozinha, banheiros, tecidos ou artigos decorativos.
 
Cerâmica ou porcelana
 
Há uma tendência geral de retorno às raízes, uma tentativa de combinar o estilo de vida moderno, com elementos do passado que merecem ser valorizados. Dentro deste contexto, o artesanato também ganhará espaço na decoração, principalmente as peças feitas à mão em cerâmica. 
 
Fonte: Homefy