O granito ecológico, também conhecido como ecogranito, é um produto voltado para a construção civil, e que se aproxima bastante do granito comumente comercializado.
 
Sua composição não vem da extração direta de rochas da natureza, pois para sua formação, a maior parte da matéria prima utilizada, é composta de resíduos como pó de rocha/areia, provenientes da extração do granito propriamente dito, e também do mármore.
 
Esse tipo de revestimento pode, inclusive, ser aplicado sobre diversas superfícies, tais como vidros, emboços, placas cimentíceas, drywall, policarbonato, madeiras, entre outras.
 
Os granitos ecológicos são significativamente mais baratos que os granitos comuns, pois a economia obtida no processo produtivo, consegue ser repassada para o consumidor com um preço mais baixo. Com isso, através de um investimento menor, é possível aumentar a valorização dos ambientes, e do imóvel em geral.
 
Por sua leveza, a aplicação é simples e ápida, e possui elevada resistência a trincas e rachaduras, além de ser passível de reformas e consertos com uma facilidade muito maior.
 
Além de poder ser aplicado sobre superfícies de diversos materiais, outro importante benefício do ecogranito, é a possibilidade de utilizá-lo como revestimento de superfícies curvas e/ou disformes, sem apresentar emendas visíveis.
 
Essa característica é também vantajosa, quando se pensa em aplicações de ecogranito em fachadas que, por estarem gastas pelo tempo, apresentam um reboco vulnerável, incapaz de suportar revestimentos mais pesados.
 
Além disso, uma importante vantagem, é a de ser um produto sustentável, que desde a matéria prima ao processamento, tudo é pensado para que os impactos ambientais e sociais negativos sejam os menores possíveis.
 
Uma observação importante a ser feita, é que como acontece com todos os outros tipos de revestimento, a aplicação faz toda a diferença. Uma aplicação feita por profissional capacitado, garante, além da beleza estética, maior rapidez na colocação e redução do desperdício de material.