Os revestimentos em mármore e granito trazem luxo, requinte e sofisticação para qualquer ambiente, e quando o assunto é escada, existem pontos importantes a verificar.

Tanto o mármore como o granito têm lugar cativo nos escritórios de arquitetura e design, não só pela beleza e sofisticação, mas também, por serem materiais resistentes e duráveis.

Quando a escada será um dos pontos altos do imóvel, certamente as pedras vão garantir o melhor acabamento, unindo resistência, beleza e sofisticação.

Mas é necessário cuidado quanto ao polimento da pedra escolhida, por isso evite pedras muito polidas e lisas, e opte pelas antiderrapantes, para evitar acidentes.

Quanto às cores, tudo vai depender do estilo do local. As pedras em cores claras harmonizam muito bem com corrimão de madeira, compondo ambientes mais rústicos. Já quando combinadas com peças em inox ou vidro, deixam o seu living moderno e contemporâneo.

Elas costumam ser preferidas, porque facilitam a escolha dos demais elementos que vão compor o design, mas nada impede que você escolha mármores ou granitos de cores escuras.

O granito é uma pedra versátil e de excelente custo-benefício, pois é mais em conta que o mármore, e também mais resistente a riscos, impactos e variações de temperatura.

Essas características se devem ao fato de o granito ser uma pedra mais dura e menos porosa que o mármore, ou seja, não apresenta tantas fendas.

Além disso, os granitos possuem uma extensa gama de cores, que vão desde os brancos e beges, passando pelos amarelos, róseos e vermelhos, até as cores escuras.

O mármore é um material de altíssimo padrão, representando algumas das opções mais elegantes em revestimentos quando o assunto é arquitetura e decoração.

Além de ser um acabamento extremamente luxuoso, transmite ares de limpeza, e apresenta ótimo conforto térmico, já que é uma peça fria, mas absorve água com facilidade.

A peça também apresenta baixa resistência a riscos, abrasões e produtos químicos, portanto, não é recomendada para escadas de ambientes externos.

Como o mármore e o granito são pedras abrasivas, nunca utilize água sanitária, solventes, sabão em pó, ácido ou demais produtos corrosivos.