A ISO 9001 é um sistema de gestão, com o intuito de garantir a otimização de processos, melhorar a agilidade no desenvolvimento de produtos, e tornar a produção mais ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso empresarial.
 
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento, para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça, mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
 
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça, com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso, é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
 
De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa, e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.
 
A melhoria da gestão da empresa acontece quando:
 
  • Identificamos o contexto que a empresa está inserida;
  • Obtemos uma visão holística da organização, utilizando a abordagem de processos;
  • Identificamos riscos, que podem prejudicar o andamento das atividades;
  • Medimos e avaliamos os resultados do desempenho e eficácia do processo;
  • Asseguramos a melhoria contínua do processo;
  • Monitoramos continuamente a satisfação dos clientes.
 
São inúmeros os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização, sendo que o principal deles, é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 pode ter em relação aos concorrentes.
 
Conquistar a Certificação, representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
 
Benefícios da implantação da Certificação:
 
  • Produção mais ágil, com processos mais inteligentes;
  • Planejar e controlar de forma sistemática, as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;
  • Reduzir custos com maior produtividade;
  • Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;
  • Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001;
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Reduzir riscos e melhorar a relação com fornecedores e investidores;
  • Desenvolver fornecedores, pois o reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos, aumentando a confiabilidade do seu produto/serviço.
 
Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha, e como é gerenciada, pode implantar a ISO 9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação.