As lareiras por si só, já são elementos decorativos, e a escolha de um bom revestimento deve valorizar ainda mais o local onde vai ser instalada.

Pode-se usar o granito, o mármore e também o concreto aparente, que conferem um ar mais moderno e resistem bem às altas temperaturas.

Os mosaicos também podem ser aplicados na lareira, tornando a peça original e exclusiva.

Existe uma variedade enorme de modelos de lareiras:

- A Lenha: É o modelo mais tradicional e requer mão de obra especializada para sua execução, além de ser necessária a utilização de chaminé (ou duto de exaustão) devido a queima da lenha.

- Ecológica: São os modelos que usam álcool ou etanol e dispensam o uso da lenha e por isso, não necessitam de chaminé. É ideal para espaços maiores, seu acendimento é rápido e prático e podem ser portáteis.

- A Gás: Não necessita de lenha para funcionar e dispensa o uso de dutos de exaustão. Existem dois modelos, o linear que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores, e o de lenhas de cerâmica refratária, que possuem um ótimo rendimento térmico.

- Elétrica: É muito similar a um aquecedor, e reproduz em 3D a imagem das labaredas, proporcionando um conforto visual semelhante ao do fogo. Possui fácil acionamento, bastando acionar um botão no controle remoto sem nem sair do sofá.

As lareiras ecológicas são o melhor modelo para quem não abre mão da praticidade, pois não requer qualquer tipo de instalação especial, não necessitam de chaminé e possuem alto poder de calor, o que a torna mais econômica do que as demais.

Ficam lindas em qualquer ambiente e podem ser usadas em diferentes cômodos da casa, não existindo um modelo ideal para cada ambiente, dependendo somente de cada gosto pessoal.