Não é apenas pela elegância, estética e requinte que o mármore é um dos materiais mais cobiçados na construção civil.
 
O mármore é uma rocha natural atemporal, que nunca sai de moda, e que se destaca também pela durabilidade, pois rochas ornamentais duram muito mais que revestimentos produzidos em ambientes industriais.
 
Mas, para manter toda essa beleza e resistência, alguns cuidados com limpeza e manutenção são fundamentais. 
 
Impermeabilização
 
Reforce a proteção de sua pedra periodicamente. Assim, a cada seis meses, aplique uma nova camada de impermeabilizante para conservar a estética e a beleza de seu mármore.
 
Cuidado com líquidos
 
Muita atenção com café, vinho, produtos oleosos ou abrasivos. Alguns líquidos podem manchar o mármore de forma irreversível, por isso, muito cuidado para não derramá-los. Se acontecer, limpe o local imediatamente.
 
Caso as manchas persistam, não tente tirá-las a qualquer custo. Muitos componentes químicos podem causar manchas permanentes nas pedras. O mais indicado é procurar um profissional especializado na limpeza de mármores.
 
O mármore, aliás, se sobressai a outros materiais também por este motivo: pode ser restaurado e polido.
 
Prevenção, o melhor remédio
 
Prevenir é sempre a melhor maneira de conservar. Portanto, proteja os pés de vasos, cadeiras, mesas e outros móveis com feltros ou outro material de proteção, evitando assim que eles causem riscos ou manchas no seu mármore.
 
Também não deixe resíduos de palha de aço ou qualquer outro material composto de alumínio, ferro ou aço sobre o mármore. Esses materiais tendem a enferrujar, quando permanecem muito tempo na mesma superfície, o que pode manchar a pedra.
 
Para amenizar o desgaste natural promovido pelo tráfego de pessoas, é também recomendável a utilização de capachos ou tapetes nas entradas. Eles ajudam a retirar as partículas sólidas dos sapatos.
 
Limpeza
 
O mármore é um material composto por minerais, elementos sensíveis a reações químicas. Portanto, a primeira regra de ouro é: nunca utilize detergentes alcalinos, sabão em pó, ácidos, água sanitária, querosene, solvente e afins na hora de limpar o mármore. Esses materiais podem comprometer toda a estética de sua pedra.
 
Assim, para limpar o seu piso de mármore, primeiramente varra o local com uma vassoura de pelo macio. Essa medida evita que o mármore ganhe riscos superficiais derivados do atrito de partículas sólidas com sapatos ou qualquer outra fricção. No caso de bancadas ou móveis, vale a mesma regra, mas com um pano macio.
 
Depois, passe um pano umedecido com água, para remover a sujeira remanescente do processo anterior. Se necessário ou se a água não bastar – principalmente em ambientes como cozinhas e banheiros, que demandam uma limpeza mais pesada, utilize uma solução de água misturada com detergente especial para pedras, que apresenta ph neutro.
 
E atenção: nunca jogue a água ou o detergente diretamente sobre o mármore.
 
Por fim, passe um pano seco e macio para secar a pedra.
 
Para ajudar a evitar a absorção de sujeiras, nódoas e para manter o piso mais brilhante, principalmente em áreas de elevado tráfego, é recomendável a utilização de cera especial para mármores. Não use nunca qualquer cera, pois o produto pode alterar as características estéticas e físicas de sua pedra.