O quartzo natural é um dos minerais mais duros encontrados na Terra, e possui pequenas quantidades de vidro ou partículas metálicas.

É um material não poroso, sua textura não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas, protegendo a superfície e facilitando a limpeza do ambiente.

Além da durabilidade, o material permite criar diversas composições de cores e padrões, variando desde tons naturais, como brancos, pretos e marrons, até dourados e azuis, sendo possível manipular o material, criando um design exclusivo para cada projeto.
  
As pedras de quartzo estão disponíveis com acabamento polidos, com tratamento afiado, areia ou em relevo.

Para limpar a pedra de quartzo, basta lavar com um pano macio e água morna e sabão neutro.

É importante tomar muito cuidado com os líquidos derramados e que endurecem à medida que secam, como a goma, graxa e a tinta, pois esses materiais devem ser removidos por completo, de forma muito delicada e a superfície deve ser limpa com uma solução de água e vinagre. Depois deve ser seca com um papel toalha ou um pano limpo.

As bancadas de quartzo são não-porosos, de modo que líquidos ou outros derrames não são absorvidos na superfície, tornando resistente a manchas.

Não exponha ou use na superfície do quartzo qualquer tipo de abrasivo com alta alcalinidade, ácido, radicais livres, oxidastes ou similares.

As bancadas de quartzo NÃO SÃO à prova de calor, desta forma, não coloque panelas quentes, grelhas elétricas, fritadeiras elétricas, panelas de pressão diretamente sobre a superfície. Use descansos de panela para evitar o aquecimento.