A grande vantagem de fechar parcerias com arquitetos no ramo da construção, é que eles são profissionais que trabalham diretamente com obras e reformas.

A indicação de clientes, tanto por parte da empresa como por parte dos arquitetos, é a primeira forma de parceria entre as partes, afinal, quando um profissional indica o outro, a carta de clientes de ambos tende a aumentar.

Em muitos casos, o próprio arquiteto fica encarregado de comprar os materiais para os projetos em que trabalha, e quando isso acontece, ele se torna cliente, o que faz com que seja ainda mais importante a boa relação com esses profissionais.

Assim como a indicação de clientes, a troca de ideias e recomendações sobre materiais pode ser muito útil para os dois lados, já que cada um conhece a fundo seu trabalho.

Para que isso ocorra, as empresas devem estar sempre atualizadas com as últimas novidades do mercado, que para os arquitetos parceiros, isso é garantia de oferecer as melhores tendências aos clientes.

Os profissionais da área de arquitetura também podem manter as empresas informadas sobre os materiais mais procurados por seus clientes.

Uma idéia muito usada atualmente, é a exposição dos projetos de arquitetura em empresas de materias como marmorarias, que podem sugerir opções de design e materias de acabamento.

É importante ressaltar que precisa haver confiança entre os parceiros, que a fará toda diferença seja em tempos de crise, ou de crescimento acelerado.

Algumas razões são importantes para essa parceria:

- Economia de tempo, pois não será necessário pesquisar materiais de construção em vários estabelecimentos;
- Garantia da qualidade dos materiais e satisfação dos clientes;
- Certeza de troca em caso de defeitos;
- Prazos e formas de pagamento facilitados.