Temos observado de perto, as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta.

Todos nós podemos ajudar com pequenos gestos, a preservar o meio ambiente, e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

- Preserve as árvores: Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também, não atear fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.

- Cuide bem dos cursos de água: Nunca jogue lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.

- Não pesque em épocas de reprodução: Obedeça às regras que indicam a quantidade de pesca permitida. Nunca realize a caça ilegal.

- Nunca compre animais silvestres sem registro: Ao comprar animais ilegais, você está contribuindo para o tráfico de animais, um problema mundial, que afeta a biodiversidade, podendo levar algumas espécies à extinção.

- Cuide bem do seu lixo: Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.

- Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível: Caixas e plásticos podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. O importante é sempre ter em mente, que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

- Reduza o consumo de água: Crie maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizá-la máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas e diminuir o tempo de banho.

- Reduza o consumo de energia elétrica: Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados, e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.

- Evite andar apenas de carro: Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Utilize o transporte público de sua região, crie sistemas de caronas, ande de bicicleta ou a pé, dependendo da distância a ser percorrida.

- Compre apenas o necessário: A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário, e só adquira produtos realmente importantes.