As cubas e pias que você escolhe para o seu banheiro, são determinantes não apenas para a beleza do espaço como também para a sua funcionalidade, e para isso é necessário saber como escolher o melhor modelo, e saber as diferenças entre os diversos tipos. 

Primeiramente você deve considerar o tamanho do banheiro ou lavatório, pois é importante manter a proporção com o ambiente, para que não sobre pouco espaço para a circulação.

Você também deve ficar atento às especificações do modelo da cuba, como a altura da bancada, o tipo de encanamento, a altura da torneira, se possui misturador ou não, e se a mesma é de mesa ou parede.

Existem vários tipos de cubas, como:

-  De embutir: É um modelo clássico e discreto, pois fica escondido dentro da bancada. É feito um corte na pedra, no formato da cuba, que é colada por baixo, disponibilizando um espaço maior em cima, porém com espaço menor dentro do gabinete. 

-  De sobrepor: Apenas uma borda da peça fica aparente. A cuba é colada sobre a bancada,  que precisa ter o recorte no formado da cuba, sendo que a torneira pode ser tanto de bica alta como as de bica baixa.

- De apoio: Ficam totalmente apoiadas em cima da bancada e possuem uma aparência moderna e imponente. É necessário um espaço amplo, pois compromete grande parte da bancada. 

-  De semi encaixe: Indicada para banheiros pequenos. A cuba fica com uma borda acima, nas laterais e no fundo da bancada. Podem ser encontradas com o furo para a instalação da torneira.

- De parede: É fixada diretamente na parede, sem a necessidade de uma bancada. Muito utilizadas em lavabos e banheiros comerciais.

- De coluna: É o modelo mais tradicional, sendo ideal para ambientes compactos, pois não possui tampo nem gabinete. Pode ser encontrada em versões com um design contemporâneo.

- Esculpida ou moldada: É feita do mesmo material da bancada (pedra, silestone, nanoglass, marmoglass, cimento queimado, etc),  e por isso pode ser altamente customizável, o que encarece no valor final.